Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
O Brasil não é hexa, mas Lula é tri!
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Reflexão sobre o nosso futuro.

Aos doze dias de dezembro de 2022, houve a diplomação do Presidente da República Luís Inácio Lula da Silva e de seu Vice-Presidente Geraldo José Rodrigues Alckmin Filho. Essas duas experientes figuras do cenário político brasileiro enfrentaram a eleição mais difícil de todas. Do lado oposto a qualquer democrata, havia o atual presidente Jair Messias Bolsonaro e seus seguidores fanatizados.
Violência política, assédio eleitoral, fake news, compra de votos, ameaça, intimidação e aparelhamento das instituições públicas deram o tom do primeiro e do segundo turno em 2022. E mesmo assim, a extrema-direita perdeu espaço para as forças democráticas. Com uma frente ampla e alto poder de articulação, a chapa Lula-Alckmin venceu o pleito.
Durante a cerimônia de diplomação, o presidente Lula lembrou de sua trajetória política, e o sofrimento que suportou devido à prisão motivada por lawfare. Mostrou gratidão pelo povo brasileiro lhe conceder o honrado diploma de presidente, quando ele próprio nunca obteve diploma universitário algum. Chorou como só um homem que ama o seu povo pode chorar.
Lula é mais que um homem, é um símbolo de democracia, um estadista movido pelo diálogo e união. É um ideal ambulante. Esse mesmo homem aos 77 anos irá governar o país novamente. Além de Getúlio Vargas (1882-1955), apenas Lula conseguiu galgar a presidência uma terceira vez. Ao invés de Vargas, Lula o faz de maneira democrática, tendo como única arma a luta pela igualdade.
Sua voz rouca e embargada teve um discurso nítido: reconstruir a democracia no país. O bolsonarismo conseguiu destruir o que o brasileiro tem de mais elevado, a esperança. É Lula em seu terceiro mandato que irá reconduzir a nação para o desenvolvimento social e o crescimento econômico. Isso não será feito sem lutas ou revezes, ao contrário, reconstruir exige esforço imenso.
Desejo que daqui a alguns anos, essa nova era seja o início de algo mais condizente com os nossos desejos. Que o joio seja extirpado do nosso meio, que nenhuma anistia seja concedida aos facínoras. Jamais permitiremos que a política seja feita com ódio, ressentimento e egoísmo. Ao invés de forjar correntes de medo, que elaboremos laços de amor e altruísmo no presente.


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 61808


Outros títulos do mesmo autor

Releases Sing - um gorducho no pedaço Caliel Alves dos Santos
Contos Conjuração Lunar - Parte 2 Caliel Alves dos Santos
Releases Shonen Comics Caliel Alves dos Santos
Juvenil Conjuracao Lunar - Parte 1 Caliel Alves dos Santos
Releases Entrevista com July Valentine Caliel Alves dos Santos
Releases Entrevista com Jayson santos Caliel Alves dos Santos
Releases Entrevista com Laio Yune Caliel Alves dos Santos
Contos Psicroalgia Caliel Alves dos Santos
Contos Cybernatural Caliel Alves dos Santos
Contos O soldado cybermnêmico Caliel Alves dos Santos

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última

Publicações de número 101 até 110 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2025
 
  Textos mais lidos
DOIS - Alexsandre Soares de Lima 62211 Visitas
Opinião - valmir viana 62208 Visitas
PINGO DE CHUVA - Gerson de Moraes Gama 62206 Visitas
Resumo - Regimes de bens - Isadora Welzel 62204 Visitas
Rosas no Lixo - isamusa 62202 Visitas
Veias Abertas - isamusa 62194 Visitas
Amor Que Fugiu - José Ernesto Kappel 62193 Visitas
Na areia - Ana Mello 62188 Visitas
"Fluxus" em espanhol - CRISTIANE GRANDO 62188 Visitas
A DISCRIÇÃO DO ARTÍFICE - MARCO AURÉLIO BICALHO DE ABREU CHAGAS 62188 Visitas

Páginas: Primeira Anterior Próxima Última