Login
E-mail
Senha
|Esqueceu a senha?|

  Editora


www.komedi.com.br
tel.:(19)3234.4864
 
  Texto selecionado
A poética feminina
Caliel Alves dos Santos

Resumo:
Antologia poética de escritoras brasileiras e estrangeiras.

Ao estudar na UNEB em Alagoinhas, conheci muitos escritores e escritoras talentosas. Uma delas é a poetisa Janaína Silva, minha colega de curso. Ela havia sido uma das 102 autoras selecionadas no Prêmio Internacional Mulheres das Letras, promovido pela Litere-se. Jovem editora carioca com um belo trabalho sendo realizado na produção e divulgação de escritoras no país.
O livro foi financiado pelo Catarse em 2020. A campanha Tudo ou Nada estava orçada em R$ 7.900, mas teve 222 apoiadores. No fim, arrecadou R$ 11.521, com recompensas de metas estendidas. A minha recompensa selecionada foi uma edição em capa dura. Esses números impressionam e revelam a demanda crescente por uma literatura mais representativa e que traga novos discursos em relação as mulheres.
Devido a pandemia de COVID-19, o livro demorou a sair um pouco mais, mas aguardei pacientemente. Quem estava ansiosa mesmo era a Janaína Silva, nem discordo, também estaria. Quando o livro chegou as minhas mãos, fiquei contente com o projeto gráfico: mais de 100 poetisas, de seis países diferentes, em mais de 270 páginas de papel offwhite. A capa foi ilustrativa da representatividade e pluralidade feminina.
Como toda coletânea, os poemas e prosas poéticas aqui escritas agradaram em diversos níveis. Considerei os poemas melhores que as prosas poéticas, principalmente aqueles de versos livres e soltos. Houve até mesmo a presença de algumas crônicas e microcontos, a esses últimos, ficaram muito deslocados na obra. Seria melhor deixar apenas os poemas nas suas diversas formas e métricas.
Como dito antes, há uma multiplicidade de mulheres aqui! De variadas idades, identidade sexuais, classes social e ideologias políticas. Essa é a graça das coletâneas, reunir o que de universal a humanidade oferece: a diversidade. Alguns desses poemas me fizeram repensar muitas questões em relação as mulheres. Foi um mergulho no universo feminino, prazeroso e intenso.
Recomendo o livro por vários motivos, mas definiria um: mulheres falando com sua própria voz. Um coro de diversos timbres e entonações. Demonstraram força, sensibilidade e uma capacidade de mexer com a percepção do leitor de modo criativo. Superou minhas expectativas. Será um pecado não dividir essa experiência de leitura com os que me acompanham. Sinceramente, não sei onde os leitores e leitoras podem adquirir, mas se tiverem oportunidade de ler, não a perca.


Biografia:
Caliel Alves nasceu em Araçás/BA. Desde jovem se aventurou no mundo dos quadrinhos e mangás. Adora animes e coleciona quadrinhos nacionais de autores independentes. Começou escrevendo poemas e crônicas no Ensino Médio. Já escreveu contos, noveletas, resenhas e artigos publicados em plataformas na internet e em algumas revistas literárias. Desde 2019 vem participando de várias antologias como Leyendas mexicanas (Dark Books) e Insólito (Cavalo Café). Publicou o livro de poemas Poesias crocantes em e-book na Amazon.
Número de vezes que este texto foi lido: 53281


Outros títulos do mesmo autor

Resenhas Poetize a vida Caliel Alves dos Santos
Artigos O Brasil não é hexa, mas Lula é tri! Caliel Alves dos Santos
Artigos O romper das cordas Caliel Alves dos Santos
Resenhas Mirar na lua acima das estrelas Caliel Alves dos Santos
Artigos Representação política como parâmetro da divisão do Brasil Caliel Alves dos Santos
Artigos O que é dívida histórica? Caliel Alves dos Santos
Resenhas Iraci Gama: intérprete de Alagoinhas Caliel Alves dos Santos
Ensaios Militares como fator de risco a democracia Caliel Alves dos Santos
Resenhas A cidade em palavrório Caliel Alves dos Santos
Resenhas A poética feminina Caliel Alves dos Santos

Páginas: Próxima Última

Publicações de número 1 até 10 de um total de 139.


escrita@komedi.com.br © 2024
 
  Textos mais lidos
JASMIM - evandro baptista de araujo 68966 Visitas
ANOITECIMENTOS - Edmir Carvalho 57888 Visitas
Contraportada de la novela Obscuro sueño de Jesús - udonge 56704 Visitas
Camden: O Avivamento Que Mudou O Movimento Evangélico - Eliel dos santos silva 55778 Visitas
URBE - Darwin Ferraretto 55013 Visitas
Entrevista com Larissa Gomes – autora de Cidadolls - Caliel Alves dos Santos 54880 Visitas
Sobrenatural: A Vida de William Branham - Owen Jorgensen 54826 Visitas
Caçando demónios por aí - Caliel Alves dos Santos 54783 Visitas
O TEMPO QUE MOVE A ALMA - Leonardo de Souza Dutra 54705 Visitas
ENCONTRO DE ALMAS GENTIS - Eliana da Silva 54687 Visitas

Páginas: Próxima Última